Busca

Blog



Postado às 12:00 de 25/08/2015
por Dr Roberto Elias
em Câncer de Laringe, Câncer de Língua, Dr Roberto Elias, HPV



Estudos recentes observaram que o câncer de cabeça e pescoço está se tornando frequente em homens e mulheres jovens, numa faixa etária inferior a 30 anos. Dentre as possíveis causas, um dos responsáveis seria o HPV, ou Papiloma Vírus Humano, transmitido através do contato sexual direto com a pele ou mucosa infectada, transmissão essa realizada por via oral, genital, anal ou manual e até durante o parto.


Na década passada acreditava-se que apenas um quarto dos tumores de orofaringe eram causados pelo HPV. Hoje em dia com a melhora dos testes diagnósticos e de pesquisa, supõe-se que 80% dos tumores de amígdala são causados pelo vírus.


Anteriormente a esses estudos acreditava-se que o HPV era responsável apenas pelos tumores malignos do colo de útero e pelas lesões benignas como as verrugas genitais e a papilomatose laríngea juvenil.


Tumores de cabeça e pescoço causados pelo HPV sabidamente tem uma melhor resposta aos tratamentos empregados (radio e quimioterapia) e tem uma sobrevida melhor. Em caso de dúvida, procure um especialista.




Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85