Busca

Blog



Postado às 7:58 de 25/09/2015
por Dr Roberto Elias
em Câncer de Língua, Dr Roberto Elias, HPV

Recentemente, Bruce Dickinson, vocalista da banda britânica Iron Maiden, fez um pronunciamento sobre o seu câncer na língua, que foi diagnosticado no final de 2014.

Após meses de tratamento, Dickinson está curado e decidiu divulgar a real causa de sua doença. Segundo o cantor, seu câncer foi provocado pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível.

Outras celebridades, como o ator Michael Douglas, já passaram pela mesma situação. Michael chegou a afirmar que a sua doença foi causada pela prática de sexo oral sem proteção.

Esse tipo de pronunciamento é extremamente importante para a sociedade, pois desmistifica a ideia de que o sexo oral não oferece riscos. De acordo com Dickinson, as pessoas devem parar de fazer piadas e procurar informações sobre o assunto: “A gente precisa amadurecer, pessoal, isso é sério. Há centenas de milhares de pessoas em risco.”

Como já falamos no blog, existem estudos que mostram o crescimento dos casos de câncer de boca entre os jovens, em decorrência da exposição ao vírus HPV.

Prevenção

Existem três fatores de risco do câncer de boca que podem ser evitados: tabagismo, consumo excessivo de álcool e HPV.

No caso do vírus, é preciso se proteger também no sexo oral, usando preservativo, seja na versão masculina ou feminina.

Sintomas

Em muitos casos, os sintomas do câncer de boca passam despercebidos, pois são confundidos com aftas.

Feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, sangramentos sem causa aparente, manchas na parte interna da boca e áreas de dormência devem ser investigadas por um médico especialista.

Ao apresentar os sintomas, procure um médico especialista. Se desejar, você pode entrar em contato com o Dr. Roberto Elias por aqui.



Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85