Postado às 2:00 de 03/06/2013
em Câncer de Língua, Dr Roberto Elias, Tratamentos

Sendo um dos tipos mais comuns de carcinoma bucal, o câncer de língua pode inicialmente apresentar-se como uma afta ou lesão ulcerada, ambas gerando dor ao local e perceptíveis a olho nu. Caracterizado como uma alteração das células que constituem a língua de forma maligna, dos casos diagnosticados da doença cerca de 90% são Carcinomas de Células Escamosas (CCE) tendo sua origem no revestimento da língua. Localizadas em sua maioria na parte lateral da língua especificamente na junção entre o terço médio e o posterior, em seu inicio a doença assemelha-se com irritações corriqueiras como aftas é importante estar atento a qualquer lesão presente na língua ou na cavidade bucal que persista por mais de quinze dias.

Causas

O uso contínuo e exagerado de álcool e tabaco, porém são considerados os maiores incentivadores para sua ocorrência. A utilização associada das duas substâncias eleva o risco de incidência da doença em até 140%. Mais comumente encontrado entre homens especificamente aqueles que possuem idade entre quarenta e sessenta anos. Alguns outros hábitos e outras doenças podem ser designados como aliados ao aparecimento do câncer de língua, sendo eles:

• Infecções por HPV

• Próteses dentárias mal fixadas

• Má higienização bucal

• Infecções por vírus ou fungos

• Lesões autoimunes

Sintomas

O câncer de língua apresenta sintomas sutis em seu estado inicial que podem facilmente associados pelo paciente a outras doenças de menos importância. Por isso a necessidade de frequência em consultas ao dentista e urgência na procura de assistência médica ao presenciar um ou diversos sintomas:

• Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na língua

• Nódulo no pescoço

• Dores no local, ouvido ou maxilar

• Recorrente rouquidão

Em estágios mais avançados a doença pode apresentar sintomas mais desagradáveis que interferem na qualidade de vida do paciente, como:

• Dificuldades na fala

• Dificuldades na mastigação ou deglutição

Diagnóstico

Diagnosticado através de biopsia, o exame normalmente é requerido quando o paciente apresenta-se com alguma lesão na língua dura ao toque que se apresenta no local por mais de quinze dias.

Tratamento

O tratamento aplicado para cânceres com tamanho inferior a 4 cm, normalmente é cirúrgico ou através de radioterapia. Tumores maiores de 4 cm são tratados com cirurgia e posteriormente radioterapia. Em ambos os casos mesmo após o término do meio de tratamento efetuado é necessário que seja feito o acompanhamento médico para verificar possíveis metástases para a região do pescoço ou até mesmo outros órgãos.