Busca

Blog



Postado às 2:46 de 27/05/2014
por Dr Roberto Elias
em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Dr Roberto Elias

 
A obesidade é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de gordura no corpo devido ao consumo excessivo de calorias na alimentação. Essa condição pode acarretar diversos problemas de saúde como pressão alterial alta, diabetes, problemas articulares e dificuldades respiratórias. A obesidade também tem sido associada a um pior prognóstico em tumores malignos conhecidos como o de mama, intestino e esôfago. Porém estudos recentes ainda não mostraram uma correlação entre o prognóstico do câncer de cabeça e pescoço e obesidade.
 
Recentemente pesquisas realizadas no hospital americano Memorial Sloan Kettering Cancer Center evidenciaram uma queda significativa nas taxas de sobrevida para os pacientes portadores de câncer de língua inicial. Nesse estudo onde 155 pacientes com tumores iniciais de língua foram tratados, com 3 anos de seguimento, 83% de pacientes não obesos estavam vivos enquanto apenas 68% dos pacientes obesos sobreviveram após o tratamento empregado.
 
O mecanismo para que a obesidade piore o prognóstico de determinadas neoplasias está relacionado à inflamação crônica que ocorre no tecido devido à morte de células gordurosas, acarretando um aumento nas concentrações de aromatase que funcionaria como um combustível para a progressão das células cancerosas ocasionado provavelmente por uma maior concentração de estrogênio. Esse fato foi bem demonstrado nos tumores malignos da mama. Sabe-se que a língua é composta por músculos e uma grande quantidade de tecido gorduroso principalmente em pacientes obesos, sendo provável a ocorrência da mesma alteração observada nos tumores malignos da mama.
 
Atualmente estudos estão visando observar a importância dos exercícios físicos e restrição calórica na prevenção e na melhor evolução de vários tumores malignos que afetam o ser humano.
 
 
Fonte MSKCC – Memorial Sloan Kettering Cancer Center



Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85