Câncer de Língua

Perguntas e Respostas

Dois tumores de cabeça e pescoço, quantos são na língua?

Os tumores de Cabeça e Pescoço correspondem a cerca de 10% dos tumores malignos que acometem o ser humano; desses 40 % situam-se na cavidade oral, mais comumente na língua e soalho de boca.

O álcool e o tabaco são os principais causadores desse tipo de câncer? O que mais pode provocá-lo?

Tabagismo e etilismo são os dois principais fatores de risco para os tumores de língua; outros agentes podem estar associados com a gênese desse tumor: HPV ( papilomavírus humano), má higiene oral e próteses dentárias mal adaptadas com traumatismos crônicos.

A má higiene bucal também é um dos fatores que propiciam à doença? Por que?

Geralmente os pacientes com uma má higiene oral são tabagistas e etilistas, portanto existe um relação que se traduz num aumento na incidência do câncer de língua nesse grupo de pacientes.

A doença acomete mais homens ou mulheres? De que idade?

Atinge preferencialmente homens com idade entre 40 e 60 anos.

Como alertar a população para prevenir esse tipo de câncer?

Evitar os dois principais fatores de risco para essa neoplasia: tabagismo e etilismo; estímulo de higiene oral na população em geral; evitar o uso contínuo de próteses mal adaptadas e treinamento de profissionais para identificação precoce de lesões suspeitas em língua e cavidade oral.

É verdade que este é um dos tipos de câncer mais identificado precocemente por ter fácil visualização?

Sim, é verdade. O exame da cavidade oral não requer nenhum instrumento ou aparelho sofisticado, basta uma lanterna e uma espátula; também o auto-exame é facilmente realizado em frente ao espelho.

A lesão pode parecer uma afta?

Os tumores iniciais de língua e cavidade oral simulam uma lesão inflamatória ulcerada; o paciente deve procurar imediatamente um profissional especializado quando essa lesão ulcerada não melhora com tratamentos sintomáticos, progride e aumenta de tamanho, começa a sangrar e a apresentar bordas endurecidas.

A lesão pode parecer uma afta?

As pessoas com câncer na língua sentem dor na região?

Tumores malignos de língua são lesões ulceradas e infiltrativas extremamente dolorosas quando comprometem estruturas profundas (músculos, vasos e nervos da região).

Quão agressivo é esse tipo de câncer?

É um dos tumores mais agressivos que existem e dão metástases precocemente para os gânglios do pescoço.

Quais são os tratamentos?

O tratamento consiste em cirurgia ( remoção da lesão com margens de segurança) e para os casos avançados está indicada a radioterapia geralmente associada com quimioterapia.

Dr Roberto Elias Villela Miguel
CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO