Busca

Blog



Postado às 12:45 de 26/06/2015
por Dr Roberto Elias
em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Dr Roberto Elias


Dados de um levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, em 2014, mostraram que 75% dos casos de câncer de cabeça e pescoço atingem o público masculino. Desta fatia de pacientes, 83% são ou foram fumantes. O estudo aponta que, dos pacientes tratados neste setor, 60% são vítimas de tumores localizados na boca e 40%, na faringe ou laringe.

Estes dados confirmam uma informação que já apresentamos no blog: o Tabagismo é um dos maiores fatores de risco da doença.
Além do Tabagismo, o etilismo também é apontado como um dos fatores que favorece o desenvolvimento deste tipo de câncer. De acordo com o levantamento, 60% dos pacientes são etilistas, ou seja, consomem álcool em excesso.

Outro dado preocupante foi levantado pelo INCA, Instituto Nacional do Câncer: 70% dos pacientes diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço já estão em um estágio avançado da doença.

A falta de informação aparece como principal razão para estes números, portanto, devemos nos atentar aos sintomas da doença:
» Feridas na língua;
» Úlceras não curáveis na boca;
» Manchas vermelhas ou brancas na boca;
» Dor na garganta;
» Rouquidão persistente;
» Dor ao engolir;
» Nódulos no pescoço;

Ao apresentar qualquer tipo de sintoma, procure um especialista. Se desejar, você pode entrar em contato com o Dr. Roberto Elias por aqui.



Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85