Busca

Blog



Postado às 2:28 de 24/06/2014
por Dr Roberto Elias
em Cirurgia de Tireóide, Dr Roberto Elias


 
A tireoide é uma pequena glândula em formato de borboleta, instalada na base do pescoço, responsável pelo controle do metabolismo. Esta pequena glândula vem preocupando muitas mulheres a partir dos 40 anos.
 
Sabe-se que o câncer de tireoide é uma doença rara e correspondente a 2% de todos os tumores malignos que acometem os seres humanos e que as mulheres têm três vezes mais chance de desenvolverem esse tumor quando comparado aos homens.
 
O diagnóstico clínico é realizado através da percepção do nódulo palpável ou visível na região anterior do pescoço, observados pelo próprio paciente ou por outros profissionais envolvidos no tratamento do mesmo. Trata-se de um nódulo móvel, não doloroso, de crescimento na maioria das vezes progressivo.
 
Outro sintoma importante é a presença de um gânglio cervical decorrente da metástase do tumor de tireoide para a região do pescoço.
 
A cirurgia é indicada para nódulos com mais de 2 cm e depende da idade e sexo (masculino/feminino). Frequentemente o cirurgião manda examinar o nódulo durante a operação e, no caso de ser benigno, apenas retira parte da glândula. Nesse caso, não há nenhum prejuízo para o paciente, porque a outra metade continua produzindo hormônios em nível adequado e suficiente.
 
Nos casos em que se suspeita de neoplasia maligna, está indicada a cirurgia de retirada completa da tireoide, complementada com tratamento com iodo radioativo e hormônio da tireoide. Em bócios volumosos com manifestações compressivas cervicais também está indicada a cirurgia.
 
O Dr. Roberto Elias atende na Rua Barata Ribeiro, 414 – Cj 15/16, Bela Vista – São Paulo / SP, e está sempre disposto a lhe atender.
 



Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85