Busca

Blog



Postado às 6:43 de 12/02/2015
por Dr Roberto Elias
em Dr Roberto Elias



Carnaval é a época mais esperada do ano para muitos brasileiros e é onde a população se diverte e aproveita uma das maiores festas populares do mundo.

É sabido que nesse período a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis aumenta exponencialmente.

Estudos recentes mostram a forte associação entre o Papilomavírus Humano, TRANSMITIDO SEXUALMENTE, com vários tipos de tumores, destacando-se o câncer de colo uterino, pênis e tumores de cabeça e pescoço.

Para evitar a contaminação os indivíduos devem usar preservativos durante a relação sexual; portanto contato sexual seja ele oral, genital ou anal pode transmitir o vírus HPV; estudos estatísticos recentes mostram que 16% da população jovem apresenta o vírus na garganta. O HPV nunca é transmitido pelo sangue.

Outros vírus, também associados a tumores humanos, são transmitidos pelo ato sexual: vírus da hepatite (relacionado aos tumores de fígado) e vírus HIV (que em casos avançados de AIDS estão relacionados com alguns tipos de sarcomas).

Portanto a grande maioria das DST´s pode trazer consequências graves, implicando em risco de morte para os indivíduos acometidos.

Hoje em dia, na tentativa de prevenir as infecções por HPV, estão sendo usadas as vacinas contra esse vírus. As principais são: A GARDASIL que é uma vacina tetravalente que protege contra os subtipos de vírus 06, 11, 16 e 18; os dois primeiros estão relacionados com infecções papilomatosas da laringe e verrugas cutâneas e genitais, enquanto os dois últimos estão associados com tumores malignos do útero, pênis, canal anal, e de cabeça e pescoço. Essa vacina é aplicada em 03 doses ao longo de 06 meses com intervalos de 2 meses entre as doses. A faixa etária preconizada para receber essa vacina está entre 09 e 26 anos,
Já a vacina CERVARIX é bivalente e oferece proteção contra as cepas oncogenicas 16 e 18. Sua aplicação também se dá em 03 doses ao longo de 06 meses. Deve ser aplicada na mesma faixa etária descrita anteriormente.



Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85