
A sialoadenite, também conhecida como inflamação das glândulas salivares, é uma condição de duração aguda ou crônica que costuma causar dor intensa e inchaço ao paciente.
As glândulas mais frequentemente afetadas são a glândula parótida e a glândula submandibular.
Infecções bacterianas, infecções virais (vírus da caxumba) cálculos salivares com obstrução do ducto salivar e doenças autoimunes estão entre os principais fatores de risco e seus sinais e sintomas incluem dor local intensa, trismo que é a dificuldade para abrir a boca e inchaço no local da glândula inflamada. Nos casos complicados os sintomas são: febre, vermelhidão sobre a área afetada e saída de pus pelos orifícios glandulares.
O diagnóstico começa com uma avaliação clínica, onde o médico especialista realiza uma anamnese para saber o histórico do paciente, seguida de um exame locorregional para definir a topografia da glândula inflamada.
Exames radiológicos como a ultrassonografia e a tomografia computadorizada são essenciais para o diagnóstico da sialoadenite e das complicações dessa afecção, mais comumente o abscesso facial e cervical.
O tratamento dessa afecção inclui o uso de anti- inflamatórios, corticoides, antibióticos e nos casos complicados a drenagem dos abscessos.
Tire suas dúvidas com o Dr. Roberto Elias, Cirurgião de Cabeça e Pescoço.
Entre em contato e agende uma consulta.
                                         Postado às 1:39  de 21/10/2025 
                                    
						  				 por summer
                                     
                                       	em 