Busca

Blog



Postado às 3:03 de 17/06/2025
por summer
em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Dr Roberto Elias, HPV

É de conhecimento geral que os principais fatores de risco para o aparecimento do câncer de cabeça e pescoço são o uso frequente de cigarro e álcool.

Mais recente uma população específica vem aumentando a incidência desse tipo de tumor; são pacientes jovens sem relato de uso frequente dessas substâncias. Esses pacientes geralmente apresentam tumores de cabeça e  pescoço associados ao HPV (papilovirus humano).

Acomete preferencialmente estruturas da orofaringe como loja amigdalina e base de língua, porém em alguns casos o vírus pode ser detectado em tumores da cavidade oral, laringe e hipofaringe.

Ele é adquirido por meio de práticas sexuais sem proteção, sendo a oral a principal via de infecção, tanto em homens quanto em mulheres. A transmissão se faz em pacientes portadores de HPV que possuam lesões ativas em cavidade oral ou na região genital.

São tumores que apresentam uma evolução rápida com aparecimento precoce de linfonodos metastáticos na região cervical. Portanto um diagnóstico rápido e eficaz fará toda a diferença nas taxas de cura dessa doença.

É importante frisar que o HPV possui forma de imunização por meio de vacinas indicadas a grupos específicos como pessoas imunossuprimidas,  crianças e adolescentes na faixa etária entre 9 a 14 anos.

A imunização além de garantir a não infecção pelo vírus, também reduz significativamente a possibilidade de desenvolvimento de inúmeros tumores na região genital e de cabeça e pescoço.



Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85