
O nódulo maligno na tireoide, popularmente conhecido como câncer na tireoide, é uma condição que vem aumentando a incidência no mundo devido aos inúmeros exames solicitados em check-ups; dessa forma hoje em dia nos deparamos cada vez mais com tumores iniciais da glândula tireoide que têm uma taxa excelente de cura. Seu tratamento pode variar conforme o tipo ou estágio da doença do quadro clínico do paciente.
Conheça mais sobre cada uma das opções:
Cirurgia
A tireoidectomia é a principal escolha no tratamento de nódulos malignos na tireoide, removendo a glândula de forma parcial ou total. Caso hajam linfonodos comprometidos no pescoço o tratamento inclui a retirada desses linfonodos simultaneamente à tireoidectomia.
Terapia com Iodo Radioativo
Após realizar o procedimento cirúrgico, essa opção surge como aliada na complementação da cirurgia, em alguns casos selecionados.
Terapia Hormonal
Após a remoção parcial ou total da glândula, é essencial a terapia substitutiva com hormônio tireoidiano evitando-se assim alterações significativas do metabolismo. A dose correta do hormônio a ser utilizada é definida por exames de sangue que são realizados após a cirurgia.
Para entender melhor sobre o tratamento do carcinoma que acomete a tireoide e suas indicações, não hesite em procurar um médico especialista para uma avaliação individualizada do caso.
                                         Postado às 2:26  de 14/05/2025 
                                    
						  				 por summer
                                     
                                       	em 