Busca

Blog



Postado às 12:00 de 17/04/2024
por summer
em Câncer

O câncer de cabeça e de pescoço, na grande maioria dos casos, acaba sendo uma doença quase silenciosa, por se tratar de uma condição que nos estágios iniciais é assintomática. No entanto, existem alguns sinais e sintomas que podem ser grandes indicativos da sua presença no indivíduo.

Inchaços ou feridas na boca que não cicatrizam: A presença de uma ferida ou de um inchaço persistente, que não melhora com antissépticos ou agentes cicatrizantes orais, é um dos sintomas mais comuns da doença. No entanto, é preciso um diagnóstico mais preciso de um especialista, já que essa condição também pode ser causada por outros fatores, como, por exemplo: infecções que acometem a cavidade oral.

Nódulo na língua, pescoço ou gengiva:  A presença de um caroço em algumas partes específicas dos órgãos citados pode ser outro sinal de câncer. Se o surgimento acontece na parte anterior do pescoço, isso pode significar um tumor na tireoide. Já o inchaço em um linfonodo do pescoço é um sintoma comum do câncer de cabeça e pescoço, principalmente de boca, faringe ou das glândulas salivares. No caso da presença de um ou mais sintomas é essencial que o paciente procure um especialista.

Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na boca: Leucoplasia é um quadro clínico que apresenta manchas esbranquiçadas persistentes em língua, gengiva e palato duro. Quando se trata de manchas vermelhas denominamos eritroplasia. Em ambas as situações é fundamental que o paciente procure atendimento médico especializado.

Dificuldades durante a alimentação e rouquidão:  Dores ou sensação de queimação durante as refeições, ao mastigar ou engolir a comida são outros sinais que podem indicar a presença de um tumor de cabeça e pescoço. Rouquidão persistente pode ser um sinal de alerta para tumores que comprometem a laringe e hipofaringe. 



Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85