Busca

Blog



Postado às 5:16 de 23/03/2015
por Dr Roberto Elias
em Dr Roberto Elias



Sabe–se que um grande número de idosos apresentam algum tipo de dependência química e a mais comum, sem dúvida nenhuma, é a dependência ao álcool. Define-se como alcoolismo o uso abusivo do álcool e a impossibilidade de controlar o seu consumo.

As causas de dependência ao álcool são multifatoriais e envolvem fatores sociais, familiares, psicológicos e fisiológicos. Adultos jovens e idosos são mais vulneráveis ao uso do álcool. Muitos idosos apresentam alcoolismo após a aposentadoria. Os idosos do sexo masculino são mais susceptíveis ao problema.

São descritos fatores hereditários como causa do alcoolismo, mas algumas doenças também contribuem para o aparecimento do problema como a depressão e ansiedade. Alterações na estrutura familiar, como perda do parceiro, abandono domiciliar dentre outros também contribuem para o alcoolismo. Destacamos também que o consumo de tabaco, álcool e diversos fármacos são estimulados pela mídia. Nessa faixa etária várias patologias aparecem em decorrência do consumo de álcool:

– Vários tipos de de tumores, principalmente os tumores de cabeça e pescoço;
– Hipertensão Arterial;
– Alterações Cardíacas (miocardites);
– Alterações no sistema nervoso, como neurites periféricas, tremores, alterações de memória e, em casos mais graves, demência ;
– Fraturas que podem levar ao óbito por trombose e embolias;
– Desenvolvimento ou piora no quadro de diabetes.

Além disso o álcool pode interagir com diversas medicações que o idoso faz uso.

A procura pelo atendimento médico é feito na maioria das vezes pela família da pessoa envolvida. Para cura do alcoolismo várias medidas intervencionais são necessárias, tomadas pelo geriatra, psiquiatra, psicólogo, enfermeiro entre outros que irão estabelecer um tratamento complexo que faça o individuo idoso abandonar o uso do álcool.



Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85