Busca

Blog



Postado às 8:40 de 28/07/2015
por Dr Roberto Elias
em Autoexame na tireoide, Câncer de Língua, Dr Roberto Elias, HPV

Manchas, feridas e inchaços na boca, nos lábios ou na língua podem representar problemas simples, como aftas, mas também podem surgir como sinal de alerta de doenças mais graves. Toda e qualquer alteração na cavidade bucal deve ser observada e acompanhada, principalmente quando não apresentam cicatrização após uma semana.

As lesões bucais mais comuns são as aftas, a herpes simples, a leuclopasia e a candidíase. Entenda cada uma delas:

Aftas: são pequenas inflamações brancas, cercadas por uma área avermelhada. As aftas surgem dentro da cavidade bucal e podem causar muita dor e dificuldade para mastigar. Geralmente, as aftas cicatrizam em até 10 dias e não são contagiosas.

Herpes simples: também conhecida como herpes labial, essa lesão é caracterizada pela presença de pequenas bolhas dolorosas ao redor dos lábios. Ao contrário das aftas, a herpes simples é contagiosa, pois é causada por um vírus.

Leuclopasias: são lesões esbranquiçadas, que surgem na gengiva, na língua ou na bochecha. O tabagismo, dentes quebrados e próteses mal colocadas estão entre as causas da leuclopasia, que em cerca de 5% dos casos se torca câncer.

Candidíase: conhecida popularmente por sapinho, a candidíase é uma lesão bastante dolorosa, que surge nas superfícies úmidas da boca. O problema é comum em crianças e pessoas que usam dentaduras.

Ao apresentar sintomas que persistam por mais de uma semana, procure um médico especialista. Se desejar, você pode entrar em contato com o Dr. Roberto Elias por aqui.



Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85