Busca

Blog



Postado às 9:05 de 03/06/2013
por Dr Roberto Elias
em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia de Tireóide, Dr Roberto Elias, HPV, Tratamentos


 
Sim o sexo oral sem prevenção pode causar tumores malignos na região da garganta em especial na faringe e laringe, em decorrência do HPV. O Papiloma vírus humano (HPV) possui diversas modalidades designadas por números que os distinguem, os mais comumente associados ao surgimento do câncer são o HPV 16 e HPV18 por serem considerados mais agressivos. A prática sexual já foi apontada como comportamento de risco para o surgimento da doença, pela pesquisa do Instituto Karolinska, de Estocolmo (SWE) que relatou o aumento de 23% a 68%dos casos de câncer de amidalas com tumores infectados pelo HPV nos últimos trinta anos na região de Estocolmo.
 
O Câncer garganta apresenta alguns sintomas que facilitam sua identificação e quanto antes o paciente procurar por ajuda médica e iniciar seu tratamento, maiores serão as possibilidades de cura. Sendo eles:
 
– Rouquidão persistente
 
– Dores de garganta
 
– Dor de ouvido
 
-Dificuldade ao engolir
 
– Sensação de algo preso na garganta.
 
O tratamento se dá com a realização de uma cirurgia local para a retirada dos tumores ou através de sessões de quimioterapia ou radioterapia. O método mais adequado a ser utilizado será indicado pelo médico considerando o estágio em que o câncer encontra-se, assim como o estado de saúde do paciente.
 
Apesar do cigarro e do álcool serem apontados como os principais agentes causadores do surgimento do câncer de garganta não se pode desconsiderar os números alarmantes que designam ao HPV o surgimento de tumores malignos. Mesmo sendo a doença sexualmente transmissível de maior incidência no mundo e a quinta no Brasil, a prevenção e tratamento do Papiloma Vírus Humano são muitas vezes negligenciados por meios responsáveis por sua divulgação e seus portadores, por ser visto como uma patologia que há cura. Estimase que com a divulgação da doença e causa da mesma de Michael Douglas conscientize-se a população em geral de um dos agravantes que o HPV pode causar.



Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85