Busca

Blog



Postado às 1:04 de 16/09/2015
por Dr Roberto Elias
em Cirurgia de Tireóide, Dr Roberto Elias, Hipertireoidismo, Hipotireoidismo

A tireoide é uma pequena glândula que fica localizada o pescoço. Ela é de extrema importância para a saúde do nosso organismo, pois é responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, substâncias que controlam a nossa temperatura, intestino, batimento cardíaco, portanto é responsável por regular o metabolismo geral do nosso organismo.

Quando existe algum problema na produção desses hormônios, seja uma produção insuficiente (hipotireoidismo) ou uma produção exagerada (hipertireoidismo), ocorre uma alteração significativa no metabolismo.

Segundo dados do Instituto de Tireoide, 15% da população acima de 45 anos sofre com problemas na glândula.

Hipotireoidismo: o distúrbio atinge mais mulheres do que homens, sendo a disfunção mais comum no Brasil. Seus fatores de risco são o consumo excessivo de sal, o uso indiscriminado de remédios para emagrecer e a presença de uma doença autoimune. Pessoas que passaram por radioterapia e gestantes também são mais propensas a apresentar o problema.

A obesidade é um dos fatores que pode estar relacionado ao hipotireoidismo.

Hipertireoidismo: o problema também é mais comum entre as mulheres, principalmente quando há histórico familiar. Em alguns casos, o Hipertireoidismo pode estar relacionado a outras doenças e distúrbios, como inflamação da tireoide, bócios tireoidianos e pelo uso incorreto e excessivo de hormônio da tireoide.

Câncer de Tireoide: é uma doença rara e correspondente a 2% de todos os tumores malignos que acometem os seres humanos. As mulheres têm três vezes mais chance de desenvolver esse tumor. O diagnóstico clínico é realizado através da percepção do nódulo palpável ou visível na região anterior do pescoço e confirmado por uma ultrassonografia da tireóide e punção do nódulo suspeito.

Ao apresentar qualquer sintoma ou alteração, procure um especialista. Se desejar, você pode entrar em contato com o Dr. Roberto Elias clicando aqui.



Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85