Busca

Blog



Postado às 9:00 de 09/08/2013
por Dr Roberto Elias
em Dr Roberto Elias, Eritroplasia, Tratamentos


 
As eritroplasias são lesões avermelhadas de textura aveludada que surgem na cavidade bucal com características pré-malignas. Em comparação com a leucoplasia, lesão que também acomete a boca, a eritroplasia apesar de ser 77% menos comum que a leucoplasia, possui potencial maligno de transformação em câncer muito maior.
 
Com frequência maior entre pessoas com idade entre 40 e 70 anos suas causas e fatores desencadeantes não são conhecidos, em algumas ocasiões pode estar associada ao tababismo, etilismo ou a uma leucoplasia adjacente (eritroleucoplasia).
 
A eritroplasia é uma lesão assintomática, ou seja, não causa nenhum tipo de incomodo aos seus portadores, sua percepção se dá somente através da presença visível da lesão. O tratamento de escolha para a eritroplasia é a ressecção completa da lesão e encaminhamento da peça para anatomia patológica para diagnóstico de lesões malignas iniciais ou invasivas da cavidade oral. Outras causas menos frequentes de eritroplasias são: mucosite, candidíase ou lesões vasculares.
 

 



Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85