Busca

Blog



Postado às 5:00 de 03/01/2023
por Dr Roberto Elias
em Dr Roberto Elias, Tratamentos


A tireóide é uma glândula localizada na parte inferior do pescoço que produz hormônios que controlam o metabolismo do nosso organismo. O descontrole desses hormônios podem impedir que o coração, o cérebro e muitos outros órgãos exerçam suas funções adequadamente.

E quais são as doenças que podem afetar essa glândula? Conheça:

Hipertireoidismo

Acontece quando há um excesso de produção dos hormônios da tireoide. Esse problema faz com que ocorra um consumo maior de energia no corpo, aceleração do coração e do metabolismo, fazendo com que a pessoa emagreça de uma forma não saudável.

Hipotireoidismo

Já no hipotireoidismo, a tireóide não produz hormônio em quantidades adequadas. Com isso, há uma diminuição do metabolismo, atividade cerebral e batimento cardíaco, bem como aumento do peso e maior deposição de líquidos no corpo.

Carcinoma papilifero de tireoide

É a neoplasia maligna mais comum que acomete a glândula tireoide. O diagnóstico clínico é realizado através da percepção do nódulo palpável ou visível na região anterior do pescoço. A punção aspirativa com agulha fina guiada por USG de tireoide é o exame de eleição para a confirmação diagnóstica.

E qual o melhor tratamento para essas doenças? Tudo vai depender do estágio do problema. Ao notar sintomas como protuberâncias na tireoide, incômodo, rouquidão, aumento ou diminuição de peso sem motivos, procure um médico especialista.



Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85